Esta camada é limitada superiormente pela descontinuidade de Mohorovicic e, inferiormente, pela descontinuidade de Gutenberg, a cerca de 2900 km de profundidade.

É constituída por material rochoso, essencialmente rochas do tipo peridotito, que se encontra a alta temperatura e alta pressão, sendo bastante mais denso do que o material que constitui a crusta. Estes materiais são ricos em ferro e magnésio, pelo que a composição química do manto é conhecida pela abreviatura fema (fe, de ferro e ma, de magnésio).

A cerca de 700 km de profundidade ocorre um aumento na velocidade de propagação das ondas P e S, o que sugere um aumento de rigidez do manto. Assim, admite-se que o manto se subdivide em:

- manto superior – até à profundidade de cerca de 700 km, sendo formado por uma parte superior, rígida, por uma parte intermédia, cujos materiais semi-fluidos têm menor rigidez e por uma parte inferior, também rígida;

- manto inferior – separado do manto superior pela descontinuidade de Repetti, sendo formado por materiais no estado sólido, até à profundidade de cerca de 2900 km.