Figura 1. Josiah Willard Gibbs (1839 – 1903).
Figura 1. Josiah Willard Gibbs (1839 – 1903).

Gibbs foi o único rapaz de entre os quatro filhos do seu pai homónimo Josiah Willard Gibbs, professor de escritos sagrados na Universidade de Yale. Gibbs descendia de uma família de passado académico e científico. Foi educado na Hopkins Grammar School e, em 1854, entrou em Yale, onde foi galardoado com uma série de prémios. Depois de se graduar, Gibbs seguiu a linha de investigação em engenharia. A sua tese sobre o design de engrenagens foi distinguida pelo rigor lógico com que empregou métodos geométricos de análise. Em 1863, Gibbs recebeu o primeiro doutoramento de engenharia conferido nos Estados Unidos. No mesmo ano, foi nomeado assistente, em Yale, e dedicou alguma atenção à invenção na área da engenharia.

Em 1866, depois de perder os pais, Gibbs e as suas irmãs viajaram para a Europa, durante cerca de três anos, tempo que Gibbs aproveitou para assistir a palestras dos garndes matemáticos e físicos europeus. Depois de voltar, Gibbs utilizou o seu domínio da teoria para melhorar a máquina a vapor de James Watt (1736 – 1819). Ao fazê-lo, começou a desenvolver o método pelo qual o equilíbrio de processos químicos podia ser calculado.

Em 1871, foi nomeado professor de Física Matemática na Universidade de Yale, antes ainda de ter publicado a sua obra fundamental. O seu primeiro artigo relevante teve o tema “Métodos gráficos na termodinâmica de fluidos”, publicado em 1873. De seguida, o artigo “Um método de representação geométrica das propriedades termodinâmicas de substâncias através de superfícies” foi publicado e, em 1876, surgiu o seu artigo mais famoso, “Sobre o equilíbrio de substâncias heterogéneas”. A importância dos seus trabalhos foi imediatamente reconhecida pelo físico escocês James Clerk Maxwell (1831 – 1879), que construiu uma maquete do modelo de superfície termodinâmica de Gibbs e enviou-o para ele.

Ao longo da sua vida, por ser um físico teórico num país que, na época, se preocupava quase exclusivamente com o valor prático das descobertas científicas, Gibbs nunca foi devidamente reconhecido como o grande cientista que foi. Gibbs introduziu o conceito de potencial químico e estabeleceu, de forma rigorosa, a equivalência da formulação estatística da termodinâmica e os princípios desta, introduzindo também uma definição estatística de entropia, mais geral que a de Ludwig Boltzmann (1844 – 1906). Ele nunca chegou a ser convidado para a American Physical Society, porém, a sua vida deu a entender que nunca se preocupou demasiado com o reconhecimento de terceiros, mas sim em realizar um trabalho competente naquilo que ele era realmente bom.