Conservação dos Alimentos por Adição de Solutos
📧
- Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Referência Moreira, C., (2015) Conservação dos Alimentos por Adição de Solutos, Rev. Ciência Elem., V3(2):109
DOI http://doi.org/10.24927/rce2015.109
Palavras-chave conservação de alimentos; solutos; água; humidade; micro-organismos;
Resumo
A conservação de alimentos por adição de solutos baseia-se no controlo da humidade, embora, neste método não haja remoção de água ao contrário da conservação por controlo de humidade. Quando se adiciona um soluto ao alimento a água livre é retida no alimento pelo soluto, tornando a água indisponível para a sua utilização por micro-organismos e em reações químicas.
Os solutos mais utilizados com esta finalidade são o açúcar e o sal. No dia a dia utilizamos este tipo de conservação, mas nem sempre sabemos os princípios físico-químicos presentes nos métodos.
O sal, é utilizado, por exemplo, para a produção da carne de sol e carne seca. Este método é utilizado muitas vezes devido à inexistência de refrigeração e congelamento, por dificuldades técnicas ou energéticas. Outro exemplo, bem conhecido entre nós é o do bacalhau. Desde há muito que o bacalhau é seco e conservado em sal, mantendo-se consumível por muito tempo. O açúcar, por exemplo, é muito utilizado na conservação de frutos. Os doces, marmeladas e compotas que se consomem bem como algumas frutas são conservadas numa calda de açúcar, por exemplo, as denominadas ameixas de Elvas.
Referências
- 1 http://www.esb.ucp.pt/twt/pepino/MyFiles/MyAutoSiteFiles/ApoioProfessor164163602/samorais/ Fazer_Proteger_Alimentos_Microrganismos.pdf
- 2 SILVA JUNIOR, E.O. (2002). Manual de controle higiênico-sanitário em alimentos. 5.ed. São Paulo. Livraria Varela. 479 p.
Este artigo já foi visualizado 5857 vezes.