Respeitando estes lemas, o Centro Ciência Viva de Sintra pretende fazer chegar a Ciência aos alunos das escolas públicas e privadas e à população em geral. Utiliza formas vivas e atraentes que despertam o interesse e criam o desejo de conhecer melhor a Ciência, o seu método e objetivo, valorizando a qualidade de vida dos seres humanos.

Figura 1.

Proporciona aos visitantes a possibilidade de experimentar, conhecer e aprender nos domínios, cada vez mais alargados, dos conhecimentos científicos. Não visa por isso unicamente a transmissão de saberes, mas estimula, em especial nos mais novos, o desejo de saber mais, de conhecer mais, de pesquisar e de investigar, através de ações experimentais concretas, os caminhos que a Ciência lhes abre.

Por isso o Centro Ciência Viva de Sintra promove atividades que são passos importantes no desbravar de áreas científicas como a Física, a Química, a Matemática, a Biologia, a Geologia e outras áreas afins destas.

O Centro faz jus ao seu nome proporcionando atividades vivas, muito para além de um ensino tradicional repetitivo e pouco mobilizador, de acordo com as modernas teorias que privilegiam o ensino não formal, na esteira das propostas que deram origem à Escola Nova e à Escola Aberta.

A área expositiva do Centro integra módulos interativos, tanto na zona interior como exterior, que privilegiam o ensino em diferentes temáticas da Física, das Neurociências, da Biologia, do Corpo Humano, da Luz e do Som, da Água, da Energia. Anualmente, prepara uma diversidade de propostas a pensar nos programas que, ao longo do ano letivo, os professores poderão trabalhar com os alunos dos diferentes níveis de ensino, completando assim as suas atividades pedagógicas e científicas.

Figura 2.

Na oferta educativa pode encontrar-se uma seleção de laboratórios com atividades científicas adaptadas aos diferentes níveis de escolaridade e enquadradas nos respetivos planos de estudo.

Figura 3.

Também inclui exposições temáticas interativas com atividades de “mãos-na-massa”, de produção própria, disponíveis para permanecerem nas escolas, bibliotecas, museus, juntas de freguesia, entre outras instituições.

Já se encontram disponíveis três exposições para itinerância, “No início era a semente”, “Há Vida na Terra: Plantas. Luz. Solo” e “Resistir – quando as bactérias sobrevivem aos antibióticos”.

Figura 5.

Existem ainda outras atividades que o Centro dinamiza tais como Oficinas de Ciência, Jogos Matemáticos, Férias Vivas, Elétrico com Ciência e o Planetário Móvel, sendo este um excelente instrumento para enriquecer o estudo das temáticas relacionadas com a Astronomia.

Respeitando uma vocação apontada desde o seu início, o Centro Ciência Viva de Sintra vem internacionalizando a sua ação, tendo já desenvolvido atividades em Moçambique e Cabo Verde e está em estudo a sua participação em outros países de expressão portuguesa.

Figura 6.