Marcelo Viana fala de Matemática no ano em que o Brasil organiza o 28º Congresso Internacional de Matemáticos

http://revistapesquisa.fapesp.br/2018/03/20/marcelo-viana-uma-equacao-dificil/

O matemático luso-brasileiro Marcelo Viana, formado pela Universidade do Porto em 1984, atual diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Rio de Janeiro, é o organizador geral do 28º Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018) e foi entrevistado recentemente pela revista brasileira Pesquisa FAPESP. Nessa entrevista fala não só do mais importante congresso de matemáticos que se realiza de quatro em quatro anos e onde são atribuídas as Medalhas Fields, consideradas os prémios Nobel da Matemática, mas também da sua experiência pessoal em Portugal e no IMPA onde se doutorou em 1990. Fala da situação atual da matemática brasileira e, mais geralmente, afirma que “em matemática, nunca se sabe o que vai resultar em uma aplicação. Esta é uma regra-chave: é preciso deixar o ser humano exercer sua criatividade. Quando os avanços da matemática são aplicados, eles são invisíveis. Sem matemática, a tomografia não existiria. Há muita matemática no modo como o sinal de uma partida de futebol é transmitido, por exemplo.”



10 de Outubro de 2018 foi proposto para Dia da Biologia Matemática

https://www.esmtb.org/news/141-year-of-mathematical-biology-2018
http://euro-math-soc.eu/year-mathematical-biology-2018

Numa iniciativa conjunta da Sociedade Europeia de Matemática (EMS) com a Sociedade Europeia de Biologia Teórica e Matemática (ESMTB), está a ser celebrado este ano o Ano da Biologia Matemática 2018 com múltiplas iniciativas científicas em muitos países da Europa. Foi ainda proposto celebrar o Dia da Biologia Matemática a 10 de outubro, cuja data invoca os dígitos da morfogenia humana.



GRIPENET e BBC Four Pandemics

http://www.gripenet.pt/
https://www.influenzanet.eu/
https://www.bbc.co.uk/programmes/p059y0p1

Há cem anos a pandemia da gripe espanhola de 1918 dizimou entre 3 a 5 % da população mundial e foi uma das mais letais da história da humanidade. Uma nova pandemia de gripe poderá acontecer mais tarde ou mais cedo e, sem alarmismo, o canal BBC Four lançou em março de 2018 o programa Contagion! The BBC Four Pandemic em colaboração com um grupo de matemáticos da Universidade de Cambridge. Esse programa de ciência cidadã tem como objetivo ajudar a combater uma futura pandemia de doenças infecciosas, divulgando, por um lado, o conhecimento científico e a modelação matemática subjacente às epidemias e, por outro, através de uma aplicação para telemóvel, a BBC Pandemic app, promovendo uma experiência de ciência cidadã ao coligir dados autorizados dos movimentos das pessoas, dos seus contactos e ainda outra informação pessoal. Este projeto é um sucedâneo do projeto europeu Influenzanet, iniciado na Holanda, com participação portuguesa desde 2005 como GRIPENET, numa iniciativa dos investigadores do Instituto Gulbenkian de Ciências, que continua no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e é atualmente o maior repositório em língua portuguesa de conteúdos em linha sobre a gripe.



IMAGINARY lança apelo de módulos para uma Exposição sobre Matemática e Música

https://imaginary.org/mnm-call

A organização IMAGINARY open mathematics, através da sua plataforma destinada a promover a divulgação da matemática de forma aberta e interativa, lançou um apelo à participação pública de matemáticos, músicos, informáticos e cidadãos interessados em contribuir com módulos, de fonte ou código abertos, que expliquem, simulem e/ou mostrem as relações e interações entre a Matemática e a Música. O objetivo é a realização da exposição “The Sound of Mathematics”, a abrir em 2019, exatamente vinte anos após o FORUM Diderot sobre Matemática e Música organizado pela Sociedade Europeia de Matemática (EMS), que se realizou a 3 e 4 de dezembro de 1999, simultaneamente em Lisboa, Paris e Viena.