Professor do Ano 2018 - Hélder Pereira
📧
- Casa das Ciências
Referência Casa das Ciências, (2018) Professor do Ano 2018 - Hélder Pereira, Rev. Ciência Elem., V6(4):082
DOI http://doi.org/10.24927/rce2018.082
Palavras-chave Professor; 2018; Hélder Pereira;
Hélder José Rodrigues Pereira
É natural de Lisboa, onde nasceu em 1974. Fixou-se no Algarve, em 1992, onde concluiu a licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia e o mestrado em Gestão e Conservação da Natureza (especialização em Património Geológico) na Universidade do Algarve, respetivamente em 1997 e 2004.
É professor de Biologia e Geologia na Escola Secundária de Loulé, desde 2003, onde coordena e dinamiza as atividades do Clube das Ciências da Terra e do Espaço. Tem participado com os seus alunos em diversos concursos, congressos e feiras de ciência, tanto a nível nacional como internacional, tendo os trabalhos apresentados sido galardoados com vários prémios. Em 2005, foi um dos membros fundadores da Associação para a Defesa e Divulgação do Património Geológico do Alentejo e do Algarve.
Entre 2008 e 2013 participou, como educador e comunicador de ciência, em várias missões oceanográficas, tanto a nível nacional como internacional. De entre estas missões, destaca-se o período de dois meses passados a bordo do navio JOIDES Resolution quando serviu como Education Officer, durante a Expedição 339 do Integrated Ocean Drilling Program (IODP).
É autor e coautor de vários artigos científicos publicados em várias revistas nacionais e internacionais, sendo de destacar o trabalho ‘Onset of Mediterranean outflow into the North Atlantic’ publicado, em 2014, na prestigiada revista Science. É ainda autor e coautor de vários trabalhos na área do ensino, da divulgação e da promoção das ciências, destacando-se o livro “Histórias gravadas nas rochas – Guia de campo: à descoberta das rochas e fósseis em Loulé”.
Com o objetivo de promover o ensino experimental das ciências tem, desde o ano 2000, dinamizado ações de formação para professores e desenvolvido diversos materiais didáticos (alguns dos quais partilhados através da “Casa das Ciências”), baseados na utilização de dados científicos reais na sala de aula. Enquanto docente da Escola Secundária de Loulé, tem ainda participado e coordenado diversos projetos nacionais e internacionais (Comenius, Erasmus+, Ciência Viva no Verão, entre outros). É o coordenador do projeto UNESCO na Escola Secundária de Loulé desde setembro de 2018. É membro do Committee on Education da European Geosciences Union (EGU) desde outubro de 2018.
Foi com o Hélder que aprendi que “ter sorte, dá um trabalho que nem queiras saber!”, mas no fundo, isso é o que dá sabor a cada momento...
Tiago Mendes (ex-aluno)
Vi muitos alunos do ensino secundário, sob a sua orientação, desenvolver trabalhos de investigação científica que orgulhariam qualquer instituição universitária... Em articulação, estiveram sempre presentes os conteúdos a ser lecionados, com efeitos no desempenho desses alunos nos momentos de avaliação escolar.
Alexandre Costa (Professor de Física e Química,
Presidente da Associação Europeia para o Ensino da Astronomia)
Este artigo já foi visualizado 3429 vezes.