Lípidos
📧
- Universidade do Porto
Referência Gesto, D., (2015) Lípidos, Rev. Ciência Elem., V3(2):146
DOI http://doi.org/10.24927/rce2015.146
Palavras-chave átomos; biomoléculas; gorduras; óleos; ceras; vitaminas lipossolúveis; fosfolípidos;
Resumo
Os lípidos são um grupo de biomoléculas bastante abrangente, em que todos compostos têm como característica comum o facto de serem insolúveis em água. Estes incluem moléculas tão diversas como gorduras, óleos, ceras, vitaminas lipossolúveis, fosfolípidos, entre outras. Quimicamente, os lípidos são principalmente constituídos por átomos de carbonos, hidrogénio e oxigénio.
Nas células, os lípidos podem desempenhar as mais variadas funções:
- Os fosfolípidos são os principais constituintes das membranas biológicas, como a membrana plasmática e as membranas dos organelos celulares, que impedem a passagem de iões e moléculas polares para o interior da célula. Estas membranas são compostas por uma bi-camada lipídica, sendo esta arquitetura conseguida devido ao facto de os fosfolípidos serem moléculas anfipáticas, que contêm ao mesmo tempo um grupo hidrofílico e um grupo hidrofóbico.
- As gorduras e os óleos são a principal forma de armazenamento de energia e são derivados dos ácidos gordos.
- Outros tipos de lípidos podem desempenhar funções mais especializadas, como as vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) ou hormonas (por exemplo, hormonas esteroides como os glucocorticoides ou os estrogénios). Alguns lípidos são ainda utilizados nas células como cofactores enzimáticos, transportadores de eletrões, ou moléculas sinalizadoras.
Referências
- 1 A. Lehninger, D. Nelson, M. Cox, Lehninger principles of biochemistry , Fifth Edition, W.H. Freeman: New York, 2008, ISBN: 9780716771081.
Este artigo já foi visualizado 7012 vezes.